Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Juiz reverte demissão em massa e diz que reforma é inconstitucional

há 6 anos

Um juiz trabalhista de São Paulo mandou reverter a demissão em massa de mais de 100 profissionais dispensados em hospitais do grupo Leforte.

A reforma trabalhista determinou que não seria mais necessário consultar o sindicato da categoria antes de uma demissão em massa, mas a decisão do juiz Elizio Perez é de que essa previsão é inconstitucional.

Segundo Perez, "não é dado ao legislador ordinário legislar em sentido diametralmente oposto às regras constitucionais". A Constituição afirma que os trabalhadores devem ser protegidos contra despedida arbitrária ou sem justa causa.

O grupo hospitalar também foi condenado a, caso realize nova dispensa sem negociação com o sindicato, pagar uma multa diária de R$ 50 mil para cada trabalhador prejudicado.

Em decisão liminar (provisória), assinada em 21 de novembro, o juiz pediu a reintegração dos trabalhadores até 4 de dezembro.

A demissão, de 45 fisioterapeutas e 62 empregados de outras categorias, aconteceu em setembro. O hospital demitiu os trabalhadores para terceirizar o setor de fisioterapia.

INSEGURANÇA

Quando a reforma trabalhista entrou em vigor, em 11 de novembro, uma das maiores preocupações de empresas e advogados era a insegurança jurídica, já que juízes se manifestaram contra a nova lei.

Antes da reforma, o entendimento da Justiça era de que qualquer dispensa em massa —quando a motivação é "alheia à pessoa do empregado"— deveria ser negociada.

"Faz sentido essa decisão [do juiz], já que, em setembro, ainda não havia reforma, e geralmente a lei trabalhista não retroage", diz Daniel Alves dos Santos, advogado do Trench Rossi Watanabe. "Em casos assim, a dispensa coletiva era considerada nula, como se os empregados nunca tivesse sido demitidos."

"Quem vai definir se a nova lei é constitucional ou não, e em que pontos, são os tribunais superiores. Eles terão que encontrar um meio termo entre as posições de juízes contrários e favoráveis à reforma."

Procurado, o grupo Leforte afirmou que "age e sempre agiu em conformidade com a lei".

Fonte: Folha de São Paulo

  • Sobre o autorDireito do Trabalho, Previdenciário e Consumidor *WHATSAPP 21984435981*
  • Publicações30
  • Seguidores49
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações419
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-reverte-demissao-em-massa-e-diz-que-reforma-e-inconstitucional/526600152

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 15 anos

STF diz que irredutibilidade de vencimentos é direito adquirido do servidor, mas não a forma de cálculo

Adam Telles de Moraes, Advogado
Notíciashá 4 anos

Sobre o teto remuneratório ou teto constitucional: principais considerações (CRFB/88, doutrina e STF).

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Deixa ver se entendi...

Sindicato, que não tem nada haver com o negócio, não faz NADA para levar dinheiro para o caixa da empresa e ainda consegue impedir demissão, não bastando isto, juiz, que é obrigado a decidir com base na Lei, resolve decidir o que é ou não Constitucional e decide descumprir a Lei...

Depois ninguém entende porque o Brasil não vai para frente. continuar lendo

Sinto muito, Edu Rc! Uma das missões dos magistrados é a intransigente defesa da Constituição. No presente caso o juiz está fazendo somente isso. continuar lendo